segunda-feira, 4 de abril de 2011

A "imbecilização" da sociedade - PARTE VI: A banalização da juventude

Atualmente a juventude ocupa lugar de destaque na sociedade. As músicas, os veículos, as roupas, os cosméticos, as novelas, as festas, enfim, tudo o que se produz parece ser destinado para quem tem faixa etária entre 16 e 25 anos, e pode-se considerar velho e ultrapassado quem for mais novo do que isso. Ao mesmo tempo, é preocupante como a grande maioria desses jovens estão perdidos em meio a tudo isso que é oferecido, e não conseguem sequer ter identidade própria, muito menos conteúdo e o mínimo de inteligência. 

É bem verdade que qualquer geração vai afirmar categoricamente que o período da juventude é o mais feliz de toda a vida. De fato, as mentes ainda estão muito imaturas, estamos conhecendo o mundo e desbravando sensações e lugares antes desconhecidos, temos a vida inteira pela frente, somos sadios e belos fisicamente. Esse conjunto de qualidades torna-nos grandes iscas para quem deseja imbecilizar uma sociedade inteira. Sem juízo algum o jovem vê um padrão social em torno dele, de modo que precisa namorar, ter um carro e usar as roupas da moda para ser bem aceito, além de frequentar festas noturnas, ouvir músicas repugnantes, beber, manter a vida sexual ativa e manter a maior distância possível dos estudos. Um cenário perfeito parta a formação de grandes imbecis, pessoas que estarão jogando fora os melhores dias de suas vidas por não terem sequer noção do que estão fazendo e simplesmente estão seguindo aquilo que se está impondo hipodermicamente. O futuro desse jovens torna-se preocupante. A vida precisa ensinar da pior maneira aquilo que eles se negaram a aprender. Muitos desses jovens tiveram uma infância mimada, e lamentavelmente demorarão para ter uma noção básica sobre a vida, sobre o mundo, sobre a sociedade e sobre si mesmos. Afinal, quem faz isso é babaca e está perdendo tempo, correto?

Esse sistema de imbecilização é tão complexo que é impossível o jovem não se convencer de que está por cima de tudo e de todos, que é o senhor da razão, que é feliz e que tem todas as situações ao seu controle e o mundo inteiro aos seus pés. Quem está à margem de todas as regras imbecis que todos seguem iguaizinhos tais como cordeirinhos é babaca e está por for da realidade, não sabe aproveitar a vida. As festas regadas á bebida e drogas em altíssimas quantidades servem para tirar os jovens de suas consciências, ao passo que as músicas que são lançadas á todo momento inserem mensagens lá dentro do inconsciente de cada um, e olha que muitas músicas nem mais se dão ao trabalho de inserirem mensagens subliminares, essas mensagens são diretas mesmo. As letras de funk e de pagode são grandes exemplos. O conteúdo dessas músicas molda todo um comportamento que o jovem irá apresentar. As telenovelas seguem o mesmo princípio, assim como portais na internet e outros. E o pior de tudo é que esse juventude vive numa espécie de transe, relacionando-se tão somente com seus semelhantes, totalmente paranóicos, vazios, sem conteúdo algum e fingindo serem felizes tão somente por serem "normais". Competem naturalmente uns com os outros para ver quem namora com mais pessoas, quem frequenta as melhores festas, quem bebe mais e outros, como se suas vidas só soubesses ser orientadas por essas imbecilidades todas.

É necessário acima de qualquer outra coisa abrir os olhos.A vida tem muito mais razão e oferece riquezas muito maiores que aquelas que estão trancando os jovens de hoje em dia. Devemos ter bem claro que os prazeres da vida são gratuitos e estão a nosso alcance á todo momento. Devemos sentir a vida e saborear os sentimentos que ela pode nos proporcionar, e não apenas viver de forma tão superficial e se contentando tão somente com as falsas sensações de vitória diante das competições bestas de status. Não precisamos competir, devemos fortalecer somente a nós mesmos. Podemos questionar a realidade e mudá-la, podemos abrir nosso peito e nossa mente e saber o quão diversificada nossa vida pode ser. E acima de tudo, descobriremos que a juventude é um estado de espírito, e que graças a uma opção de escolha, pode ser perpetuada.

5 comentários:

  1. Fiquei sem palavras!!! Se me autorizares, vou utilizar parte de tua argumentação no meu novo livro! Parabéns, Chico, se puxou hem!! haha beijo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Chico! As citações dos comportamentos feitos forma extremamente bem associadas ao cotidiano de jovens como eu e nas inúmeras gerações que enxergaram o indivíduo jovem comoum conspirado moldado. Destacou aos meus olhos a ideia desse sistema ser tão dominante a ponto de nos fazer acreditar que somos nós os ilusorios dominantes da situação, o que pode ser, como disse, perda de tempo, ou quem sabe, apenas uma fase da vida, no caso de ser superada. Gostaria de sugerir que procurasse relativisar um poucos os adjetivos negativos aos jovens, já que seriam eles (ou nós) no mínimo inspiradores para essa crítica, a qual venho também escrito sobre ultimamente.
    Beijos e desejo que continue evoluindo com essa proposta maravilhosa!
    Mariana

    ResponderExcluir
  3. Phoenix: estás plenamente autorizada a usar algo do texto em seu livro, desde que eu ganhe pelo menos uma dedicatória...rsrsrsrs. Bjão

    Mariana:Muito obrigado pela leitura e pela sugestão, sugestões sempre são bem vindas. Tratou-se novamente de uma crítica repleta de farpas, mas aos pouquinhos vamos evoluindo, espero que continue acompanhando meus textos. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  4. O que lhe faz pensar que ter um blog, fazendo generalizações grotescas e burras sobre a inteligência dos demais, o exime de ser um imbecil produzido pela sociedade moderna? Antigamente, antes de exibir ao público um escrito, fazia-se questão de dominar a norma culta da língua (e quem se dá o direito de falar da inteligência alheia hoje deveria redobrar esse cuidado); mas vejamos você:
    "As festas regadas á bebida e drogas em altíssimas quantidades" (!!!) Sabe usar crase, amigo? "regadas a bebida e drogas" não leva crase, muito menos acento agudo. "as músicas que são lançadas á todo momento"... "a todo momento" também não leva crase, menos ainda acento agudo...
    Enfim, meu caro, você pensa que pode sair por aí falando mal da juventude e não examina a si mesmo antes. Sofre dos mesmos males dessa juventude que tanto critica: pensa que é uma pessoa sumamente importante e inteligente, que pode criticar comportamentos alheios, que os demais seguem modas e você -ao contrário- é uma pessoa de pensamento independente... como se fazer bloguinho criticando os demais num português de boteco fedorento não fosse tipicamente juvenil e imbecil. Acorde para a vida, meu caro. O fato de ter amiguinhos falando "kilegau seu blogui" não significa que ele é bom, mas que a roda de imbecis vai longe.

    Não se ofenda: é típico de juventude imbecil se amargurar com críticas! =)

    ResponderExcluir
  5. Olá, caro Anônimo.

    Agradeço seu comentário, apesar de lamentar muito o fato de não saber quem és nem tampouco se lerá essa resposta.
    Bem, logo que você entrou nesse blog, viu em letras grandes o título "Pensadores Amadores." Eu não sei sobre você, mas eu particularmente sou uma pessoa que vive em constante aprendizado, procurando debater e expor tudo aquilo que penso sobre a sociedade em que vivo. Posso ser um idiota sim, posso ser um imbecil,posso ser mais uma peça igual todas as outras, afinal não há certo ou errado, não é mesmo? Minha intenção é justamente tirar proveito de cada experiência, creio que cada um possui o direito de expressar aquilo que pensa, considerando uma sociedade aparentemente democrática, e, mais do que isso, tirar boas lições por meio do feedback de quem acompanha os textos.
    E sim amigo, meu português é de boteco mesmo. Eu não me importo com meus erros de Português, mas se quiseres pode analisar cada texto do blog, vais ficar horrorizado. Mas eu aprendi que o que tem valor mesmo na vida é a sensação a ser causada diante de uma idéia. Para muitos, o texto acima foi genial, aos seus olhos eu sou hipócrita Nada está certo, nada está errado. Se você pensa que para criticar o próprio ambiente em que vivo, preciso de titulação academica e Português impecável? Os maiores pensadores dessa humanidade não a tiveram. O fato de eu ser AMADOR me dá a liberdade que preciso para continuar desenvolvendo meu jeito de pensar, e com o passar do tempo pretendo aperfeiçoá-lo, quem sabe não destile tanto veneno em minhas palavras, afinal eu sou um jovem rebelde, gostaria de mudar o mundo inteiro.

    Porém, eu me preocupo muito com você, autor desse comentário. A mesma atitude que tanto critica de minha parte é a mesma que você toma ao escreve esa crítica. Ora, é típico de juventude imbecil se amargurar com críticas? Pelo tom desse comentário, sentiu-se amargurado com o texto, e simplesmente escrveu uma pesada crítica com intenção de retrucar e sem mostrar sua identidade. Um comportamento típico de joivens imbecis que tem Orkut e passam horas a fio no computador xingando todo mundo e achando que com isso são mais inteligentes que os outros. Eu já recebi críticas construtivas nesse espaço, tive um aprendizado maravilhoso e continuo expondo meus pensamentos, mesmo que para duas ou três pessoas levarem à sério, até por que a juventude é imbecil, não é mesmo? Todo mundo tem um blog para se aparecer, mas essa nem é minha intenção, na verdade esse é o primeiro contato para posteriormente quem sabe escrever um livro. Posso, não? Até a Surfistinha o fez...
    Por isso, eu digo e repito, agradeço pela contribuição, mas peço que você também acorde para a vida. Não é julgando as pessoas sem conhecê-las e fazendo críticas destrituvas anonimamente que irás acrescentar algo interessante na sua vida. Lhe convido a se identificar, e posteriormente termos quem sabe uma conversa melhor, eu estou aqui para aprender e certamente você tem muito a ensinar. De fato eu não sei nada sobre crases, mas tenho o suficiente em conhecimento e sabedoria para ser humilde, reconhecer meus defeitos e tolerar as diferenças, coisas que pelo visto você não tem praticado.

    Por favor, não se ofenda ainda mais, gostaria de ter sua contribuição.

    ResponderExcluir

Pesquisar este blog

Arquivo do blog